Comunicados - 29/05/2025
SEI 6016.2025/0070363-1
Divulga o cronograma referente ao projeto "Aprimorando Saberes – Diretores de Escola”.
A Secretaria Municipal de Educação comunica o cronograma referente ao projeto "Aprimorando Saberes – Diretores de Escola", com o objetivo de fortalecer a atuação dos Diretores de Escola nas diferentes dimensões da gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
São participantes desta formação os Diretores de Escola convocados por meio do Convocação SME nº 5, de 22 de maio de 2025.
A formação será realizada no período de Maio a Dezembro de 2025, com encontros presenciais e atividades formativas, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs), na Secretaria Municipal de Educação (SME), Unidades Educacionais entre outros ambientes que coadunem com os princípios e diretrizes da RME.
A frequência e a participação nas atividades formativas serão acompanhadas pelas equipes das DREs e da SME.
O cronograma está sujeito a alterações.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES MÊS DE MAIO/JUNHO
|
|
Primeira Semana - Data: 30/05 a 06/06/2025 |
|
ATIVIDADE SME
|
Dia: 30/05 Horário: 9h às 12h - Diálogo com Diretores de Escola Local: Auditório da SME |
ATIVIDADE SME |
Dia: 02/06 Local: SME (sala anexa ao estacionamento) Público Alvo: Diretores convocados das Unidades Educacionais. 9h00 - DRE Pirituba/Jaraguá 10h00 - DRE Penha 11h00 - DRE São Miguel 12h00 - DRE Butantã 14h00 - DRE Freguesia/Brasilândia 15h00 - DRE Guaianases 16h00 - Capela do Socorro, Ipiranga, São Mateus e Santo Amaro |
ATIVIDADE NAS DRES: Elaboração do cronograma individual do Diretor de Escola e Mapeamento da unidade educacional |
Data: 03/06/2025 - 05/06/2025 Carga Horária: 8h Local: DRE |
ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL: Levantamento da Documentação Pedagógica |
Dia: 06/06/2025 Carga horária: 8h Local: Unidade Educacional |
Segunda Semana - 09 a 13/06/2025 |
|
ATIVIDADE NAS DRES: Mapa dos Desafios da Gestão Escolar, Diagnóstico pedagógico inicial da unidade e Análise do plano de ação com as Metas |
Data: 09/06/2025 - 12/06/2025 Carga Horária: 8h Local: DRE
|
ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL: Levantamento da Documentação Pedagógica |
Dia: 13/06/2025 Carga horária: 8h Local Unidade Educacional |
Terceira semana – 16 a 18/06/2025 |
|
ATIVIDADE SME: Semana de Aprofundamento – Palestra e oficinas |
Data: 16/06/2025 - 18/06/2025 Horária: 9h às 16h Local: SME |
Quarta semana – 23 a 27/06/2025 |
|
ATIVIDADE NAS DREs Seminário dos Diretores de Escola |
Data: 23/06/2025 - 26/06/2025 Horária: 9h às 16h Local: DREs |
ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL Ajustes com a equipe no plano de ação da Unidade. |
Dia: 27/06/2025 Carga horária: 8h Local: Unidade Educacional |
O Cronograma dos meses consecutivos será organizado por ciclo, conforme segue: |
|
Semana 1 |
Mapeamento da Unidade Educacional DRE/Unidade Educacional. |
Semana 2 |
Atividades formativas DRE/SME |
Semana 3 |
Aprofundamento DRE/SME |
Semana 4 |
Seminários DRE/SME |
1 vez por semana |
Atividade na Unidade Educacional |
O percurso formativo está organizado a partir de objetivos e atividades específicas contemplando as temáticas: · Diagnóstico Institucional e Mapeamento da Escola: Realização de oficinas para análise de dados de desempenho e de frequência dos estudantes culminando na elaboração de um diagnóstico pedagógico inicial da unidade escolar. · PPP como Instrumento Coletivo: Leitura crítica do PPP, análise de sua vinculação com os indicadores de aprendizagem e realização de oficinas para revisão dos eixos do PPP (equidade, acompanhamento e avaliação). · Acompanhamento das Aprendizagens: Análise de dados e cruzamento de informações, estudo de caso com base em boletins e avaliações, e rodas de diálogo sobre tempo pedagógico e intervenções planejadas. · Gestão Participativa e Colegiados: Estudo de caso sobre o funcionamento dos conselhos escolares, oficinas para aprimorar a tomada de decisão em colegiados e elaboração de planos de ação para fortalecer a escuta das famílias, estudantes e docentes. · Diversidade e Garantia dos Direitos à Aprendizagem: Estudo de caso sobre diversidade, relações étnico-raciais e inclusão, oficinas de análise da proposta curricular e práticas inclusivas da Unidade, e elaboração de planos de ação para a promoção da equidade. · Avaliação Interna e Externa: Estudo de caso sobre o uso de resultados de avaliações para a tomada de decisão, oficinas para a criação de instrumentos de autoavaliação e apresentação de planos de ação para a gestão pedagógica. · Sistematização do Percurso e Planejamento 2026: Oficinas para elaboração do Registro Pedagógico do Percurso Formativo, apresentação dos Planos de trabalho para 2026 e realização de uma mostra final com devolutiva entre os pares.
|
APROFEM